Diz a lei:
"Constituição
da República Federativa do Brasil - Art. 225 - Todos têm direito ao meio ambiente
ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia
qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de
defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações."
Porém não é isso que percebemos, problemas com poluição são recorrentes em nosso país, afinal quem não conhece a má fama do Rio Tietê, o mais poluído do mundo! E tantos outros rios que morreram devido as ações humanas, não podemos fazer mais um vítima da ganância desmedida do homem!
O processo de extração do Tálio por si só já oferece muitos riscos de contaminação e se tratando de um metal pesado, esse é um fator de risco o qual não pode ser ignorado. Os possíveis pontos para a extração do metal ainda por cima ficam muito próximos as margens do Rio de Ondas e..
Pois é a contaminação das águas levaria o "veneno" diretamente ao município, estamos falando do rio que forma a cachoeira do Redondo (ponto de recreação da região) e desagua no Rio Grande que abastece muitas cidades antes de se juntar ao São Francisco!
“O
Tálio pode gerar altíssima lucratividade para os cofres públicos, mas é
preciso levar em conta os impactos na natureza e na sociedade” - Clayton Janoni (Professor da área de Geologia da Universidade Federal da Bahia)
Técnicas de extração rudimentares aliados a falta de fiscalização podem acarretar em um preço muito alto a ser pago, muito mais do que o Tálio vale hoje, pois se tratam de vidas, por isso é de extrema importância estudar o tipo de tecnologia a ser utilizado para extração! Claro que é sempre bom ressaltar que a forma como o minério é encontrado na região facilita o trabalho das chuvas para levá-lo até o Rio, ou mesmo a fazer com que este percole o solo e chegue ao aquífero Urucuía que abastece toda a região!
Que se dane o tálio,vamos preservar o Rio de ondas.ja chega os agricultores que agem de forma destrutiva pensando apenas em lucros financeiros,precisamos urgentemente exigir das autoridades uma maior proteção das margens dos rios de nosso estado,assim como também das nascentes dos pequenos afluentes que irrigam estes rios.
ResponderExcluir