quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Utilização do Tálio


Sabemos que o Tálio é perigoso, a questão então é por que explorá-lo? o que ele tem a nos oferecer de tão especial? A nossa equipe fez uma lista explicando a utilidade do Tálio em alguns processos, confira!





• O Sulfeto de Tálio quando exposto a luz infra vermelha muda sua condutibilidade elétrica o que é útil para a fabricação de Fotocélulas (As fotocélulas são placas que utilizam a luz solar para transformar está em energia elétrica).
Na medicina:
  • O Tálio já foi usado no passado no tratamento de infecções de pele, e até mesmo como cosmético, creme para depilação (um dos efeitos do metal sobre o organismo é a queda dos pelos) este uso foi limitado devido à margem estreita que existe entre a sua toxicidade e o benefício terapêutico.
  • Atualmente ele é usado em equipamentos para a detecção de radiação gama. Que é nada mais que um câmara usada na medicina nuclear para detecção de raios gama, provenientes de radiofarmácos ingeridos pelo paciente, isso gera uma imagem do órgão do paciente baseado na incidência dos raios, mais fracos em comparação com os mais fortes, neste caso o Tálio é utilizado para a ativação do Cristal de cintilação o que da inicio ao processo. O que permite diagnosticar doenças coronárias e adetecção de tumores.
O Tálio também como super condutor:
  • Na produção de vidros de alta densidade com baixos pontos de fusão, entre 125 e 150 °C.
  •  Está presente, com chumbo, em alguns tipos de fusíveis.
Em Agosto de 1988 a revista Super Interessante publicou uma matéria dizendo:

"O supercondutor à base de tálio, capaz de conduzir eletricidade sem perdas até à temperatura comparativamente alta de menos 148 graus centígrados, acaba de sair-se bem de um importante teste. Pesquisadores americanos conseguiram produzir com ele películas de espessura inferior a 1 milésimo de milímetro, o que, pelo menos em tese, possibilitaria seu emprego em microeletrônica, na fabricação de chips. Os filmes conduziram uma corrente de 110 mil ampêres por centímetro quadrado a 1% graus negativos"
Na mesma edição a revista porém ressalta um pequena pedra no meio do caminho, a toxidade do metal, vale lembrar que todos os procedimentos envolvendo o Tálio envolvem muitos riscos, e a consequência pode ser a morte!
 



Stheffany S. Hadlich - 2ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário