sábado, 7 de setembro de 2013

Lado B no Val da Boa Esperança



Quando começamos a nos interessar sobre o Tálio corremos para a fonte de pesquisa mais próxima, o google, porém a procura pelo  "tal do Tálio"  não obteve resultados muito satisfatórios... conseguimos uma noção do assunto, mas queríamos mais! Então juntamos a turma chamamos o professor e 2 horas de estrada depois chegamos ao Val da Boa Esperança, o local onde foram feitas as descobertas sobre o Tálio!



Tivemos a oportunidade de conversar com alguns moradores sobre o assunto, seu Zé (José Alves da Guarda Filho) foi dos que nos recebeu de portas abertas!
 



O Tálio apesar de ser economicamente atrativo é altamente perigoso, é um metal oferece riscos a saúde, se em contato com o organismo o Tálio "se passa" por potássio, quando dentro da célula adquire características de um metal pesado. Queda de cabelo, inchaço nas articulações são alguns dos sintomas que o Tálio provoca, menos de 1 grama é o suficiente para matar.

 




Mediante isso a forma com que a exploração deve ser muito cuidadosa, e nem assim está garantido 100% a segurança do local uma vez que o Tálio é estático e poderia facilmente adentrar no solo e chegar ao Urucuia (Aquífero que abastece a região) e até mesmo as águas da chuva poderiam levar esse material até o Rio de Ondas (que abastece Barreiras).



Os moradores se preocupam principalmente pelo Rio, e não por eles mas por aqueles que moram na cidade, pois que no Val da Boa Esperança a água não vem diretamente do Rio, eles utilizam a água de uma outra nascente, o que garante água encanada em todas as casas do local, porém a Embasa empresa que responsável pelo fornecimento de água do estado capta água do Rio de Ondas, logo se este fosse contaminado a cidade também seria.
 





O Val da Boa Esperança é uma propriedade privada que abriga a maior parte da Jazida, a família do seu Zé que reside no local não está de acordo com a exploração, porém o metal também existe fora das terras e como nos conta Seu Zé...





E você seria capaz de colocar a perder tudo isso por causa do Tálio?



2º Ano A
Fotos e vídeos: Letícia Giotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário